Om Sai Ram
Sai Sanjeevini ... fragrâncias que curam
INTRODUÇÃO  

"Dosha" é uma palavra Sanscrita que significa "culpa" ou "transgressão". Enquanto este é o sentido literal, no contexto de cuidado à saúde seria mais apropriado traduzir "Dosha" como as "forças, no corpo, que mais facilmente se desequilibram".

Há 3 Doshas:

Vata, Pitta, Kapha.

Vata significa a força que gera e possui as qualidades do "ar" ( e do espaço). Vata não é "gás" mas a força que, quando em excesso, produz "gás".

Pitta significa a força que gera e possui as qualidades do "fogo". Pitta não é "bile" mas a força que, quando em excesso, produz "bile" e "ácido".

Kapha significa a força que gera e possui a qualidade da "água" ( e terra). Kapha não é o "muco" mas a força que, quando em excesso, produz "muco".

Cada um de nós é feito da combinação dos 3 Doshas. Ao tempo da concepção, a Natureza decide a permutação - combinação de Doshas, dentro de cada um de nós. Isto é que faz de cada um de nós, um ser único.

As Doshas têm:
 

Tudo isto a Mãe natureza decide na hora de nossa concepção e durante o período que passamos no útero materno. Assim, é importante compreender nossa constituição de forma a tornar-nos consciente de nossas forças e nossa predisposição interna para certas doenças e padrões negativos de procedimento. Este é nosso " Prakriti" - nossa Natureza.

Os Doshas podem ser controlados através dos 6 sabores - salgado, picante, adstringente, amargo, doce e azedo. Estes sabores podem agravar e pacificar diferentes Doshas.

Com este conhecimento nós estamos capacitados a prevenir doenças, curar a nós mesmos e compreender melhor nossas relações interpessoais.

Como?

Deixe-nos tomar um exemplo bem simples.

A raiva é uma qualidade Pitta . Vamos dizer que alguém seja um "tipo" Pitta e raiva seja um dos atributos de Pitta que esta pessoa tenha em abundância. Ela também sabe que Pitta é agravado pelos sabores salgado, picante e azedo. Se ela identifica que a raiva está contribuindo para seus problemas, no dia a dia, ela deve tentar e reduzir e, se possível, suspender seu consumo destes três sabores. Também sabemos que Pitta é pacificado pelos sabores amargo, doce e adstrigente. Esta pessoa deveria garantir que seus alimentos contém alguns destes sabores. Por um período de tempo, ela perceberia que está gerenciando sua raiva de forma mais adequada.

Tomando o mesmo exemplo, vamos dizer que esta pessoa tem uma reunião muito importante, onde os temperamentos correm o risco de explodir. No dia da reunião ( e provavelmente no dia anterior) ela poderia abster dos "sabores agressivos" e comer um pouco dos "sabores pacificantes", imediatamente antes da reunião. Desde que coisas geladas pacificam Pitta , ele deveria armar-se de um copo de água gelada para beber durante a reunião.

Da mesma forma, outros atributos e doenças podem ser gerenciados. É claro, este sistema é maravilhoso como medida preventiva e funciona muito bem para corrigir pequenos desequilíbrios mas torna-se bastante complicado quando surgem doenças sérias. Em doenças sérias, todas as três Doshas estão, usualmente, fora de equilíbrio e o truque está em descobrir aquela que é mais fácil ajustar sem posteriormente agravar as outras duas. Isto pode ocorrer porque, o que pode pacificar uma Dosha, usualmente agrava outra.
 
 
Atenção: É importante compreender que a informação fundamental do senso comum que nós temos compartilhado, com todos, em SS - Dieta e Estilo de Vida, prevalece com relação à informação contida nesta seção. Se nós falamos que o "doce" pacifica a Dosha Pitta , nós estamos dizendo "doces aceitáveis", por exemplo "jaggery". De fato, cada alimento tem um sabor embutido, que não aparece imediatamente. Por exemplo, o trigo é doce e também a abóbora.
 
 


  Voltar a Interação dos Doshas - Índice

Página Principal da SSF   |   Entre em contato com a SSF